Misturar o chamado cristianismo com política é uma ameaça à nossa democracia, mesmo em Utah


Nacionalistas cristãos me assustam muito.

Eles te assustam?

Eles deviam.

Quem são essas pessoas e qual é o seu movimento?

O nacionalismo cristão “é a crença de que a nação americana é definida pelo cristianismo e que o governo deve tomar medidas ativas para mantê-la assim”, escreveu Paul Miller, professor da Universidade de Georgetown que estuda assuntos como política e segurança global. Cristianismo Hoje. “… Os nacionalistas cristãos afirmam que a América é e deve permanecer uma ‘nação cristã’ – não apenas como uma observação sobre a história americana, mas como um programa prescritivo para o que a América deve continuar a ser no futuro.”

Esses adeptos, acrescentou Miller, “não rejeitam a Primeira Emenda e não defendem a teocracia, mas acreditam que o cristianismo deve gozar de uma posição privilegiada na praça pública”.

A insistência nessa “posição privilegiada” e “programa prescritivo” é o que enlouquece a lama da pá nacional.

Uma coisa é acreditar em Deus, estar em oração, ser devoto, falar sobre essa fé. Muitos políticos fazem e são. Outra é quando os líderes governamentais zelosamente e especificamente introduzem a oração cristã no espaço público, e especialmente quando falam não para Deus e seus supostos desejos para as massas americanas. Quando os políticos politizam a oração e a fé, procurando torná-las parte da lei da terra para todos os americanos, soa um alarme para todos que amam uma sociedade livre.

Essa afirmação não vem de mim, vem de pessoas que entendem o bom governo muito melhor do que eu jamais entenderei. E, no entanto, está acontecendo bem na nossa frente na extremidade direita da loucura.

Aqui está uma citação famosa. Veja o que você acha disso.

“Erigir o ‘muro de separação entre Igreja e Estado’… é absolutamente essencial em uma sociedade livre.”

Sabe quem disse isso? Thomas Jefferson.

Ele também disse: “A história, eu acredito, não fornece nenhum exemplo de um povo governado por padres mantendo um governo civil livre. Isso marca o grau mais baixo de ignorância de que seus líderes civis e religiosos sempre se valerão para seus próprios propósitos”.

(Associação Histórica da Casa Branca) Retrato do Presidente Thomas Jefferson por Rembrandt Peale datado de 1800. “Erigir o ‘muro de separação entre Igreja e Estado’”, disse Jefferson, “… é absolutamente essencial em uma sociedade livre.”

Aqui está mais um.

“O governo dos Estados Unidos não é, em nenhum sentido, fundado na religião cristã.”

Sabe quem disse isso? João Adams.

Outro.

“Guarde minha palavra, se e quando esses pregadores conseguirem o controle do [Republican] festa, e eles com certeza estão tentando fazê-lo, vai ser um problema terrível. Francamente, essas pessoas me assustam. Política e governo exigem compromisso. Mas esses cristãos acreditam que estão agindo em nome de Deus, então eles não podem e não vão fazer concessões. Eu sei, eu tentei lidar com eles.”

Sabe quem disse isso? Barry Goldwater.

E outro.

“Não toleramos ninguém em nossas fileiras que ataque as ideias do cristianismo. Nosso movimento é cristão”.

Sabe quem disse isso? Adolf Hitler – mesmo quando ele começou a destruir essa mesma coisa.

E, no entanto, o que estamos vendo com muita frequência entre alguns em posições de poder governamental agora são cristãos autoproclamados hardcore, que parecem ter ignorado alguns dos princípios básicos do que Cristo ensinou, que estão fazendo tentativas ousadas de bater suas ideias. da religião e suas idéias de política.

É uma mistura ruim.

Eu, como muitos americanos, gosto de me considerar um cristão, um crente.

Mas eu não vou para essa agitação. Você?

Sob nenhuma circunstância um cristão deve forçar suas crenças sobre pessoas de outras religiões, ou pessoas sem fé. Temos muito disso em Utah, onde A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias exerce tanto poder político. Ele e seus seguidores devem ensinar a contento de seu coração os rudimentos de sua religião para aqueles que escolhem acreditar. Pregue, o dia todo, dentro das paredes de suas próprias catedrais, para seu próprio povo e para os futuros crentes. Têm-no. Mas mantenha as especificidades comportamentais fora dos corredores do governo.

(Scott Sommerdorf | The Salt Lake Tribune) Esta foto de 2017 mostra o Templo de Salt Lake e o Capitólio de Utah. O colunista do Tribune Gordon Monson observa o poder político que a fé predominante do estado, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, exerce em Utah.

Fora das normas de decência civil, eles não devem ter o poder legislativo de ditar a todos os cidadãos, aqueles que não compartilham suas crenças religiosas, esses ideais específicos e aplicá-los por lei.

Isso é antiamericano. Essa ideia é ingênua? Deve ser entendido diretamente.

E eu sou um mórmon, ou seja lá como nos chamamos hoje em dia.

Minha igreja é (às vezes) boa para mim. Não é necessariamente bom para meu vizinho que não adora entre os santos dos últimos dias, não pertence ou acredita em minha igreja, não quer ser apegado a seus princípios.

Quando nacionalistas cristãos e outros desse tipo começam a enfiar suas interpretações da vontade de Deus goela abaixo de cidadãos que pensam de maneira diferente, que acreditam de maneira diferente, que esperam viver suas vidas de acordo com seus próprios pontos de vista básicos, a “sociedade livre” de Jefferson corrói de maneiras contrárias. ao que os Estados Unidos pretendiam ser construídos.

É notável, realmente, que um número considerável de americanos agora anseie e queira se apegar ao dogma religioso imposto que a fundação deste país foi feita para evitar.

Para aqueles que estão espalhando, erodindo, um método preferido de solidificar essa versão estabelecida do cristianismo, misturada como está com a política conservadora, é orar alto e orgulhoso em praça pública, gritando essas orações, não para os céus, mas para os pagãos, ou, traduzido, para as pessoas que não pensam ou votam como eles.

Sim, isso é assustador. Usando Deus como um martelo.

Até Ronald Reagan, um presidente conservador temente a Deus, entendeu isso, tendo dito: “Não estabelecemos nenhuma religião neste país. Não ordenamos adoração. Não mandamos nenhuma crença, nem jamais o faremos. Igreja e Estado são e devem permanecer separados. … Fomos fundados como uma nação de abertura para pessoas de todas as crenças. (…) Nossa própria unidade foi fortalecida por nosso pluralismo”.

Uma última citação. Veja o que você acha disso.

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que eles têm sua recompensa.

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

Sabe quem disse isso? Você faz.

Louve Jesus. Ou não.

Nota do editor • Esta história está disponível apenas para assinantes do Salt Lake Tribune. Obrigado por apoiar o jornalismo local.

(Francisco Kjolseth | The Salt Lake Tribune) Colunista Gordon Monson.



Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *